sábado, 14 de março de 2009

A ARTETERAPIA

Minha atuação na saúde pública, especialmente em serviços de atenção a saúde mental, colocou-me em contato com propostas de tratamento que se utilizavam principalmente da linguagem falada e eu acreditava que outras formas de expressão poderiam ser utilizadas na busca de um estado saudável e de um ser mais criativo.

O desejo de encontrar formas mais criativas de ajudar me levaram num primeiro momento à Contação de Histórias e posteriormente, à Arteterapia.

O contato com a Fenomenologia e com a Psicologia da Gestalt consolidou e reforçou a minha crença no poder da arte em auxiliar no desenvolvimento da individualidade. Também há muito tenho me aproximado da Psicologia Junguiana. A minha monografia de conclusão do curso de especialização, sob o título "O feminino e o amor em uma experiência arteterapêutica" está pautado principalmente em conceitos advindos dessas teorias filosóficas e psicológicas, de conceitos da arte e em alguma reflexão sobre o amor.
É nisso que acredito!

2 comentários:

  1. oi, Dulcimara! td bem?

    dá uma olhada neste blog...

    http://gaia-antroposofia.blogspot.com/2009/04/pedagogia-waldorf.html

    lá tem tb indicação de um curso de ecologia muito interessante...dê uma olhada!

    se tivesse seu email enviava direto... mas ...

    bjos e bom dia pra vc!
    precisa colocar o seu blog como seguidor do meu..ficou só seu nome e não o blog pra divulgação

    ResponderExcluir
  2. Sou assistente social e estudante de arteterapia. Ficarei grata se pudermos trocar conhecimentos.

    Meu e-mail: guelbraga@hotmail.com

    Um abraço.

    ResponderExcluir